sábado, 7 de abril de 2012

CURIOSIDADES SOBRE A PÁSCOA

Muito bem! A Páscoa está chegando. Eu adoro essa data! É a segunda data que mais gosto, a primeira é Natal. Você pode e vai me dizer que é por causa dos ovos de chocolates. Sim, também! Mas eu gosto mesmo dessa data porque eu nasci em um dia de Páscoa. Quem me trouxe para minha mãe não foi a cegonha, foi um coelho. Só não gosto quando o meu aniversário calha a cair justamente no mesmo dia, porque muitas pessoas acham que ovo de Páscoa é a mesma coisa que presente. Não gente, não é. Bom! Brincadeiras a parte. Chega de baboseira. Hoje vou falar de curiosidades sobre essa data, que muitas pessoas não sabem. Até porque, se formos parar para pensar, coelho não bota ovo. E de onde apareceu o ovo de chocolate? Calma meus amigos e minhas amigas, esclarecerei tudo.

ORIGEM DO NOME PÁSCOA
Esse nome surgiu a partir da palavra hebraica "pessach", que quer dizer passagem. Para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação, fugindo do Egito. Nessa fuga, comandado por Moisés, ele "abre passagem" pelo mar, e ocorre a tão conhecida travessia do Mar Vermelho, conduzindo todos para a Terra Prometida.

PÁSCOA NO JUDAÍSMO
Segundo a Bíblia, Deus mandou dez pragas sobre o Egito. Na última delas, disse Moisés que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados com a passagem do anjo da morte por suas casas, mas os de Israel seriam poupados. Assim, o profeta Moisés pede a cada família de Israel sacrificar um cordeiro e passar o sangue no bicho na porta de suas casas, e o anjo da morte nada faria. Todos os primogênitos egípcios foram mortos, o que causou um certo transtorno, cabendo ao Faraó a decisão de libertar o povo de Israel. Ocorre então a ida do povo de Israel para a Terra Prometida.

Hoje em dia, por conservarem a tradição e serem fanáticos a religião, famílias judaicas ainda celebram essa data comemorativa, pois a Bíblia Judaica pede a celebração do "Pessach", em Êxodo 12, 14: "Consevais a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.". Um jantar de oito dias é feito em família. Há também leituras nas sinagogas.

PÁSCOA CRISTÃ
Enquanto no Judaísmo o povo comemora a libertação do povo de Israel dos egípcios, no Cristianismo é comemorado a ressurreição de Jesus Cristo. Preso na cruz, seu corpo é retirada dela e colocado em um sepulcro, permanecendo por três dias, até a sua ressurreição. Celebrando a passagem de Cristo da morte para a vida.

COELHO, OVO E CHOCOLATE
Antigamente, no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, o ovo era um presente bastante comum entre eles, principalmente para anunciar a chegada da Primavera. Nesse período, realizavam rituais em adoração a Ostera, a deusa da primavera. Uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos, obtendo a junção de três símbolos: a mulher, o ovo e o coelho, reforçando a ideia da fertilidade. Vários ovos eram pintados com desenhos de plantas ou elementos naturais. Outros eram cozidos com plantas ou raízes prensadas na casca, junto com algum corante natural. Essa tradição perdurou por um bom tempo entre as populações pagãs que habitavam a Europa durante a Idade Média.

A junção da festa cristã com os ovos, ocorreram com a organização do Concilio de Niceia, em 325 d. C. Os clérigos preocupado em aumentar o número de fiéis, começam a fazer pinturas em ovos com imagens de Jesus Cristo e Maria.

No período medieval, nobres e reis costumavam presentear a Páscoa com ovos feitos de ouro e cravejado de pedras preciosas.

Foi então que descobriram o continente americano. Os espanhóis, por volta do séc. XVI, conhecem os maias e os astecas e levaram para a sua terra, se espalhando pelo continente, o divino e sagrado alimento, o chocolate. Essa mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, juntada com água, mel e farinha, se torna a bebida mais popular, possuindo poderes afrodisíacos, dando vigor aos que bebiam. Além de afrodisíaco, o chocolate foi considerado um pecado, um remédio, às vezes sagrado, outros profano. Para os astecas, era considerado como ouro, foi até usado como moeda.

Somente duzentos anos mais tarde, os franceses tem a ideia de produzir os primeiros ovos de chocolate.

Quem trouxe para a América o coelho como símbolo da Páscoa foram os Alemães, em meados de 1700. Os  coelhos iam nas casas e escondiam seus ovos coloridos na manhã de Páscoa. Assim, eles associaram esse animalzinho meigo como símbolo da fertilidade, sendo notável a sua capacidade de reprodução. Uniram o ovo ao coelho.

Há uma lenda que diz, que uma pobre senhora coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dar a seus filhos como presente de Páscoa. As crianças descobriram o ninho, e nesse momento, um grande coelho passou correndo. Espalhando a história de que o coelho é que trouxe os ovos.

Já no antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Para os povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua, tornado um símbolo pascal pela Lua determinar a data da Páscoa.

COLOMBA PASCAL
Diz a lenda que o rei Lombardo Alboino, com muita raiva dos problemas da guerra, na cidade de Paiva, na Itália, desiste da vingança depois de ganhar de um padeiro de Paiva, um doce em forma de pomba, remetendo a paz.

Há outras histórias como, ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Paiva, houve uma invasão local do exército de Albuino, o rei dos Lombardos. Um confeiteiro local resolveu preparar um presente para o invasor, um bolo diferente em formato de pomba, simbolizando a paz. O invasor desiste do ataque, se encantando com o bolo. Esse delicioso bolo simbolizava a vinda do Espírito Santo. A pomba ou a colomba pascal é um símbolo cristão.


CÁLCULO DA DATA DA PÁSCOA
Para calcular a data da Páscoa para qualquer ano no calendário Gregoriano (nosso calendário), usa-se a seguinte fórmula, com todas as variáveis inteiras, com os resíduos das divisões ignorados. Usa-se "a" para ano, "m" para mês, e "d" para dia. O sinal "*" significa multiplicação.

c = a / 100
n = a - 19 * (a / 19)
k = (c - 17) / 25
i = c - c / 4 - (c - k) / 3 + 19 * n + 15
i = i - 30 * (i / 30)
i = i - (i / 28) * ( 1 - ( i / 28) * ( 29 / ( i + 1)) * (( 21 - n ) / 11))
j = a + a / 4 + i + 2 - c + c / 4
j = j - 7 * ( j / 7 )
l = i - j
m = 3 + ( l + 40 ) / 44
d = l + 28 - 31 * ( m / 4 )

Por exemplo, para o ano de 2000:
a = 2000
c = 2000 / 100 = 20
n = 2000 -19 * (2000 / 19) = 5
k = (20 - 17) / 25 = 0
i = 20 - (20 / 4) - [(20 - 0) / 3] + (19 * 5) + 15 = 119
i = 119 - 30 * (119 / 30) = 29
i = 29 - {(29 / 28) * [1 - (29 / 28)] * (29 / 30) * [(21 - 5) / 11]}= 29
j = 2000 + 500 + 29 + 2 -20 + 5 = 2516
j = 2516 - [7 * (2516 / 7)] = 3
l = 29 - 3 = 26
m = 3 + [(26 + 40) / 44] = 4
d = 26 + 28 - (31 * 1) = 23

A Páscoa será em 23 de abril de 2000.

Este algorítimo é de J. - M. Oudin (1940) e impresso no Explanatory Supplement to the Astronomical Almanac, ed. P. K. Seidelmann (1992).

PÁSCOA PELO MUNDO
Na Àustria, os sinos das igrejas não podem tocar entre quinta-feira e a missa de domingo de Páscoa. Diz a lenda que os sinos voam até Roma nesse intervalo. No lugar dos sinos, coroinhas tocam uma espécie de chocalho de madeira enquanto entoam orações e cânticos, fazendo bastante barulho.

Na França, não são os coelho que trazem os ovos de Páscoa, mas sim os sinos, que na volta de viagem de Roma, distribuem doces para a alegria de todos.

Na Bulgária, após a missa de quinta-feira Santa, pintam ovos cozidos e fazem pães pascais, o "kolache" ou "kozunak". Os pães e os ovos são abençoados. Cada um da família pega um ovo e bate nos ovos dos outros, aquele que o ovo ficar inteiro, terá mais sorte no ano.

Na China, eles comemoram o "Ching Ming". Eles visitam os túmulos dos ancestrais e deixam oferendas para eles, como forma de satisfazê-los em relação aos seus decendentes.

Nos Estados Unidos, o tradicional "caça ao ovo", pais escondem ovos de chocolate pela casa, cabe a seus filhos encontrarem. Isso também é feito em locais públicos.

Na Espanha, eles reúnem no Sábado de Aleluia para malhar ou queimar o boneco que representa Judas. A igreja é contra o ritual.

Na Índia, os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Eles dançam, tocam flautas, fazem comidas especiais e recebem amigos.

Na Rússia, eles dão ovos uns para os outros, e as pessoas dizem "Kkristos Vosgrés", ou seja "Cristo Ressuscitou". Quem recebe responde "Voistinu Vosgres" (Ressucitou realmente).

Na Suécia, na quinta-feira Santa ou na véspera da Páscoa, crianças fantasiam-se de bruxas e visitam seus vizinhos. Deixam cartões decorados para conseguirem doces ou dinheiro. Parecido com o Halloween americano.

Na Europa, encontra-se ovos cozidos decorados e brincadeiras de ovos de Páscoa, como rolá-los ladeira abaixo, aonde vence o ovo que rolar mais longe, sem quebrar.

Nos países como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, amigos e parentes são presenteados com ovos decorados. Se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos nele.

No Brasil e América Latina, as crianças montam seus próprios ninhos de Páscoa, e deixam para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A caça ao ovo também é utilizada.

Referências Bibliográficas
http://www.brasilescola.com/pascoa/a-origem-ovo-pascoa.htm
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colomba_pascal
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo_da_P%C3%A1scoa
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm
http://brasil.babycenter.com/baby/festividades/pascoa-mundo/
http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_221447.shtml

* imagem retirada do site: http://www.mensagensbonitas.com.br/category/pascoa/

Nenhum comentário: