quinta-feira, 22 de março de 2012

COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL

Depois de muito tempo sem escrever por aqui, devido a um emaranhado de acontecimentos em minha vida - exceto ontem que publiquei a poesia porque já estava pronta - hoje eu resolvi escrever sobre um filme que achei sensacional.

Seu nome é "Como estrelas na terra, toda criança é especial", ou "Taare Zameen Par", seu título original. O filme é do ator e diretor Aamir Khan, uma produção de Boollywood. Muitas pessoas com toda a certeza não viram esse filme, por achar que só o cinema americano é bom. Muitos não apreciam nem mesmo o de nossa própria cultura, muito menos se abrirá para outras que não sejam a de massificação americanizada.

É engraçado como os americanos tem todo um poder. Bastou aquele outro filme de Bollywood, "Quem quer ser um milionário?", ganhar premiações na 81º edição do Oscar para que todos da mídia, seja ela qual for, ou até mesmo pessoas fora da mídia, para que enxergassem que existem filmes além de Hollywood. Muito bem! Não entrarei em detalhes do porque do grande poder que infelizmente os americanos ainda exercem sobre nós, até porque eu seria chata, falando de todo o fator histórico. Quem sabe um outro dia eu falo sobre isso. Voltemos ao filme.

O filme conta a história de um menino, seu nome, Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos. Ninguém o entende, ele não consegue acompanhar as aulas, é disperso, e as letras viram dançarinas em sua frente, tudo que está no papel parece tomar vida. Ele adora pintura, dono de belos desenhos, mas ninguém dá importância a isso.

Seu pai não o compreende, porque seu filho mais velho é um exemplo na escola, ao contrário de Ishaan, que repetiu duas vezes a 3º série. Ignorando o problema de seu filho, numa postura rude, ele acha que o problema do menino é a preguiça, achando que ele o engraçadinho na escola. Sendo assim, a correção para tudo isso, seria colocá-lo em um colégio interno com uma educação rígida.

Sua mãe mal podia optar em relação a tudo isso, mas o coração de mãe ficou despedaçado a saber dessa decisão tomada pelo pai. Ishaan ficaria longe da família, longe do amor de sua mãe, da companhia de seu irmão e de seu pai. Indo para lá ele sente a falta de todos eles, ficando triste, depressivo, se sentindo abandonado naquele lugar que diz ser a sua correção. Os mesmos problemas permaneceram, regredindo o seu andamento escolar.

Um dia, porém, aparece um professor substituto de artes, Ram Shankar, que também dava aulas em uma outra escola para crianças especiais, diferentemente dos outros professores, ele é sensível. Uma sensibilidade que fez com que percebesse que Ishaan sofria de dislexia.

Vai conversar com os pais do menino, mas vê que é impossível a conversa. O professor resolve agir, conquistando a confiança do menino, ele que sofrera com o mesmo problema, consegue alfabetizá-lo. Uma alegria começa a surgir, e a vontade de viver ressurge. Seu pai apesar de rude, se emociona com todo o progresso do menino.

Um filme bem emocionante, sensível, e por mais que seja ficção, muitos casos como esse acontecem realmente em muitas escolas e famílias. Todos os pais querem filhos vencedores, o que acontece de muitas famílias não aceitarem filhos com dificuldades no aprendizado, ignorando completamente o seu problema, intitulando-o de preguiçoso. Escolas que não percebem essas dificuldades dos alunos, ou até mesmo percebem, mas passam por cima, deixando um oco, que futuramente resultará em problemas.

Esse é o filme completo: (Caso a tela não aumente, clique no link abaixo para assistir direto do Youtube.)
Ficha Técnica
Título: Taare Zameen Par
Título Traduzido: Como estrelas na terra, toda criança é especial
Gênero: Drama
Ano: 2007
Tempo de duração: 165 min;
País de origem: Índia
Diretor: Aamir Khan

Nenhum comentário: