domingo, 17 de junho de 2012

Que matemos as vacas, então?

Hoje eu estou inspirada! Acordei mais tarde, e estou disposta a escrever. Vamos lá! Nesses últimos tempos, um modismo vem tomando conta do nosso cotidiano. Essa coisa de querer "Salvar o planeta". Parece até coisa de super-herói, e os heróis somos nós? Argh! Quanta besteira! Mundo sustentável, reciclagem, energia gerada pelo nosso corpo...Eu achei tão engraçado quando me falaram do "green roof". Pesquisei, e vi fotos dos matinhos nos telhados das casas, fiquei imaginando a quantidade de inseto que deve chamar aquilo, principalmente no calor. Mas não vou falar sobre isso. Vou escrever sobre o famoso "efeito estufa", ou conhecido também como "aquecimento global".

Muito bem! Muitos dizem, principalmente a mídia do que quer que seja, nos fazem acreditar que somos culpados por muitas coisas que acontecem no mundo. Se pararmos para pensar na imensidão que é o mundo, vamos perceber que somos tão pequenos em relação a tudo isso. Poeira humana. Seria nós os responsáveis pelo aquecimento global? Acredito que não. E mesmo que a culpa recaísse realmente sobre nós, ela seria a de nossos antepassados também. Sim! Da época da Revolução Industrial, em meados do séc. XVIII, quando queimavam os carvões minerais nas cidades europeias. Dessa forma, com o passar dos anos, tudo foi ampliando e acumulando, até chegar no "caos" que está hoje. E carregamos uma culpa que não é somente nossa.

Diante de tudo isso, ainda prefiro defender um outro ponto de vista. Acredito que tudo isso está muito mais relacionado as variação da atividade solar, ocorrendo a alteração do clima, do que com a atividade humana em si. Afinal, o sol é uma estrela gigante, ela tem as suas transformações como qualquer outra estrela. Um dia ela se apagará, mas antes disso acontecer, ela vai liberar muita energia, aquecendo muito mais os planetas. Geograficamente, muitas coisas podem mudar no decorrer dos anos.

Isso tudo que estou dizendo pode ser baboseira para alguns. Mas como me explicam o fato de a Gronelândia  um dia ter sido repleta por floresta, e hoje, o que vemos é gelo? Até mesmo o maior deserto do mundo, o Deserto do Saara, que já teve sua era glacial, passando por uma densa floresta, e atualmente, o que vemos é areia a perder de vista.

Ou melhor, dizem que as calotas polares estão derretendo demasiadamente, e o mar vai engolir cidades próximas do litoral. Um monte de blá-blá-blá! Cientistas franceses constataram que na Ásia, as geleiras de Karakoram, no Himalaia, entre China e o Paquistão, desde de 1999, estão aumentando, desmentindo o aquecimento global. Algo parecido vem acontecendo em outros lugares como na Noruega, Itália, Califórnia e até mesmo na própria Gronelândia, entre outros.

Por isso, não acredito que gases como o COC(Dióxido de carbono ou Gás Carbônico), N2O (Óxido Nitroso), CH4 (Metano), CFC (Clorofluorcarboneto), HFC (Hidrofluorcarboneto), PFC (Perfluorcarboneto), SF6 (Hexafluoreto de enxofre), são os responsáveis por tudo isso. Afinal, eles vivem sendo transportados pelo vento. Quando chove, há uma amenização de todos esses gases. Será que eles são tão potentes a ponto de conseguirem perfurar a camada de ozônio, esse situado na Estratosfera, a mais ou menos 25 km da terra? Seria um absurdo!

Já ouvi tanta baboseira em relação a tudo isso. Uma delas, foi que morando no campo, estaria salvo do aquecimento global, por causa das árvores e por não ter indústrias por perto. Enganem-se, você está ao lado de um dos maiores produtores do gás mais poderoso, de todos os que provocam o tal efeito estufa. Pois é, são eles, os bois e as vacas, durante suas digestões eles produzem muito metano, o famoso CH 4, saindo em forma de arroto. Esse gás é 21 vezes mais ativo que o gás carbônico, o que contribui para a  retenção dos raios solares, conforme dizem. É meus caros leitores, se vocês realmente acreditam no tal aquecimento global, talvez eu saiba a solução para uma parte desse grande problema. Sem ladainhas! Que matemos as vacas, então?

Nenhum comentário: