terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

"Harry Potter e a Ordem da Fênix" - J.K. Rowling

Olá, galerinha! Vamos dar continuidade a saga Harry Potter. Hoje, eu escreverei sobre o quinto livro da saga, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", de J.K. Rowling. Para quem se interessar, os quatro primeiros livros se encontram nesses links: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Sem opção, lá está Harry Potter, mais uma vez, passando suas férias com os seus tios Dursley. O bruxinho e seu primo Duda, voltando para a casa, em meio a uma discussão, são atacados por dois dementadores. Por um lado estava seu primo, achando que Harry havia provocado tudo aquilo para dar medo nele, e por outro, o bruxinho com a sua varinha tentando protegê-los conjurando um patrono. Quando Harry ia escondendo a varinha para que ninguém da vizinhança pudesse ver, aparece a Sra. Figg:

"– Não guarde isso, menino idiota! – gritou ela, esganiçada. – E se houver mais deles por aqui? Ah, eu vou matar o Mundungo Fletcher!"

Acaba descobrindo, então, que há outros vizinhos bruxos, que a pedido de Alvo Dumbledore, estão por lá para protegê-lo. Como já sabemos, no livro anterior, o temível bruxo das trevas, o Lord Voldemort, retornou.

Mas Harry não tem permissão de usar magia fora de Hogwarts. Devido a isso, recebe um comunicado do Ministério da Magia, que ele será julgado por tal ação.

Uma noite, porém, seus tios e Duda saíram e deixaram o bruxinho trancado em seu quarto. A casa estava vazia. De repente, ele começa a ouvir ruídos, achando ser ladrões. Com a sua varinha em mãos, pronto para se defender, a porta de seu quarto é escancarada com um forte estrondo. No meio da escuridão, parado, com o seu coração batendo a mil, aparecem Moody, Lupin e Tonks para levá-lo para a casa de Sirius Black, seu padrinho. Harry fica muito feliz ao poder encontrar seus amigos Rony e Hermione...e tem o conhecimento sobre a Ordem Fênix. O que seria a Ordem Fênix?

Chega o dia da audiência. Cornélio Fudge, autoridade máxima do Ministro da Magia, não acredita na história de que Voldemort havia retornado, e muito menos que Harry utilizara magia para se proteger de dementadores. Para ele era tudo uma grande mentira, e por um triz Harry não é absolvido.

Então, fica visível que de um lado temos Alvo Dumbledore e aqueles que acreditavam que o bruxo das trevas retornou, e por outro lado, uma grande parte do Ministério da Magia e aqueles que não acreditavam nesse retorno.

Em Hogwarts, devido a todo esse clima de divergência de opiniões, e talvez, como afronta ao diretor da escola, a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas é Dolores Umbridge, do Ministério da Magia. Logo no primeiro dia de aula, ela apresenta os objetivos do curso:

"1. Compreender os princípios que fundamentam a magia defensiva. 
 2. Aprender a reconhecer as situações em que a magia defensiva pode legalmente ser usada. 
 3. Inserir o uso da magia defensiva em contexto de uso"

Todos na sala ficam intrigados com o não uso da prática da magia na aula. Fazem perguntas sobre os objetivos apresentados. Até que Harry entra no assunto sobre Lord Voldemort, afirmando ter visto e enfrentado o bruxo, cética em relação a esse assunto, favorecendo a opinião do Ministro da Magia, Umbridge coloca o bruxinho para realizar uma detenção. Ela também acredita estar tudo errado na educação dos alunos em Hogwarts.

Mas essa 'intriga' não parou por aí. Visto que não teriam o que esperavam na disciplina de Defesa Contra as Artes das Trevas, Hermione, Harry e alguns alunos de Hogwarts resolvem criar a Armada de Dumbledore, para que pudessem aprender magias e, assim, enfrentar Voldemort e seus seguidores. Dolores Umbridge acaba descobrindo tudo e, para que ela não punissem os alunos, Dumbledore assume a culpa. Fudge ordena que o diretor seja preso, mas ele consegue fugir. Quem assume a direção da escola é Umbridge, que acaba fazendo muitas mudanças por lá, desagradando a muitos.

Harry continua a sonhar com Voldemort. Seus sonhos tem sido cada vez mais frequentes com ele. Em um de seus sonhos, Harry ao abrir uma porta, vê o bruxo das trevas em um clima nada agradável com Sírius. Desesperado, o bruxinho ao acordar, vai até o local do sonho para salvar o seu padrinho. Andando pelo local, ele encontra um pequena esfera com o nome de Harry e Voldemort. É uma profecia! Somente um dos dois poderiam pegá-la. Acaba descobrindo que tudo não passou de uma grande armadilha.

Uma grande batalha se inicia. Quando a Armada Dumbledore achou que tudo estava perdido, a Ordem Fenix aparece para ajudá-los.

A profecia dizia:

“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar...”

Um livro de tirar o fôlego. Fascinante como os outros anteriores. Cheio de grandes aventuras, emoções e criatividade. Vale a pena ler! Corra ler o livro!

 Avaliação:   😊😊😊😊😊

Nenhum comentário: