sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

"Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" - J.K. Rowling

Alguns dias atrás, devido a pedidos de algumas pessoas, eu iniciei o trabalho de escrever sobre a saga Harry Potter. Se tiverem interesse em saber sobre o primeiro e o segundo livro, lembrando que no primeiro post, também falo sobre o meu ponto de vista em relação aos livros da saga, deixo aqui o link dos dois: "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Harry Potter e a Câmara Secreta". Hoje, eu vou escrever sobre o terceiro livro da saga Harry Potter, "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", de J.K. Rowling. Então, vamos lá!

Enquanto seus amigos, Rony que passava as férias de verão no Egito e Hermione na França, lá estava Harry Potter novamente na casa dos tios Dursley, longe de Hogwarts. Com uma lanterna em uma das mãos e um livro aberto, o bruxinho procurava algo que pudesse ajudar em sua redação. Em suas noites, sem fazer barulho algum, ele aproveitava que todos da casa dormiam para estudar, com o pouco do material que havia conseguido resgatar. O grande problema era que ele tinha muito mais afazeres para serem feitos e todo o resto de seu material havia sido apreendido pelos seus tios.

Seus tios não aceitavam de forma alguma que alguém soubesse que Harry era um bruxo, e muito menos, que passara dois anos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Para piorar a situação que já não era boa, um dia, então, Rony liga para seu amigo Harry. Quem atende? O Sr. Dursley. Ele fica muito irritado e furioso, pois, além de ser alguém 'sobrenatural' ligando para Harry, não sabia usar o telefone. No mundo dos bruxos não se usa telefone.

Como já não bastasse, a tia Guida vai passar uma semana na casa de seu irmão, o Sr. Dursley. Ela passa a insultar o bruxinho e seus pais já mortos, Harry não aturando tudo aquilo, a transforma em um balão. Com raiva, o bruxinho pega o seu malão e a gaiola da coruja Edwiges, e sai pela rua afora, escura e silenciosa, não tanto silenciosa por causa dos gritos de seu tio Dursley:

"— VOLTE AQUI! — urrou. — VOLTE AQUI E FAÇA-A VOLTAR AO NORMAL!"

De repente, aparece o Nôitibus Andante, um ônibus que resgata bruxos perdidos, que o leva para o Beco Diagonal. Acaba descobrindo que um perigoso prisioneiro,o Sirius Black, fugiu de Azkaban. Harry estava com medo de ser expulso de Hogwarts por ter usado magia fora da escola. Ele é procurado pelo Ministro da Magia, mas não por conta da magia que praticara, mas sim, para protegê-lo. Harry acaba descobrindo, 'superficialmente', algumas coisas sobre a relação dos pais dele com o fugitivo, e...descobre que corre perigo!?

Pois é, como já vimos, mais um ano se passa e Harry continua se metendo em encrencas, mas para ele:

"Eu não saio por aí procurando encrencas. Em geral as encrencas é que vem ao meu encontro."

Em Hogwarts, toda a escola está protegida por dementadores, por causa de Sirius Black. Para quem não sabe, os dementadores são criaturas das trevas que se alimentam da felicidade humana, podendo deixar em estado vegetativo, abolindo qualquer lembrança ou sentimento. Seu beijo é capaz de sugar a alma. Uma maneira de derrotá-lo é utilizando o feitiço "Expecto Patronum", onde se conjura um patrono na forma de um animal prateado, cheio de boa energia. A única forma de conjurar é se concentrando em boas lembranças.

Remo Lupin é o mais novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, se tornara amigo de Harry, mas algo quase colocou em risco a vida do bruxinho e de seus amigos Rony e Hermione. O que teria acontecido?...Por sorte, uma pessoa os salvam. Quem seria essa pessoa? Snape que já sabia do segredo todo de Lupin, aproveita para revelá-lo. Esse segredo eu falarei no decorrer do texto. Por conta disso, para que não prejudicasse Alvo Dumbledore, diretor da escola, Lupin pede o afastamento.

Harry acaba descobrindo um pouco mais sobre os seguidores de Voldemort, o bruxo das trevas que matou seus pais e poupou a sua vida, deixando-o com uma cicatriz na testa. Nessa descoberta, Sirius que achavam ser um dos seguidores do bruxo das trevas, não o é. Mas por outro lado, temos Pedro Pettigrew, o Rabicho, um bruxo que durante todo esse tempo estava disfarçado como o rato de Rony. Quem seria ele? O que teria ele feito? Muitas coisas são desvendadas. Harry começa a ver as coisas com outros olhos, e descobre a verdadeira história.

Pedro Pettigrew era da casa da Grifinória, assim como Remo, Sirius e Tiago. Os quatro se tornam amigos. Eles eram conhecidos como 'os marotos', criando o mapa do maroto. O mapa era baseado nas aventuras que viviam em Hogwarts.  Deixo que vocês descubram mais sobre o mapa lendo o livro. Os amigos fazem um estudo aprofundado para se tornarem animagos, pois, haviam descoberto que Remo se transformava em lobisomem nas noites de lua cheia. Para acompanharem o amigo, depois de grande empenho e dedicação, eles conseguiram. Tiago se transformava em cervo, Pedro em um rato e Sirius em um cão negro.

Mas Rabicho era influenciável, e infelizmente, essa amizade que parecia sólida e duradoura, se desfaz. Ele trouxe para o grupo a traição, além disso, algo irreversível, trazendo consequências ao qual Harry teve conhecimento. O que teria feito Pedro Pettigrew? O que Harry descobriu?

— "O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje à noite, antes da meia-noite... O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lord das Trevas vai ressurgir. Com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível que nunca. Hoje â noite... O servo... Vai se juntar...Ao seu mestre...”

Eu acredito que, dos três livros, essa é a série que mais te deixa sem fôlego, me emocionei muito em algumas partes do livro.

Quando Harry estava em apuros, ele acha ter visto o pai e conta a Dumbledore, que diz:

"Você acha que os mortos que realmente amamos nos deixam? Você acha que não nos lembramos deles ainda mais claramente em momentos de grandes dificuldade? O seu pai vive em você Harry."

É interessante porque muitas coisas são reveladas em relação aos pais de Harry, o Tiago Potter e a Lílian Potter. Como ele fora privado de saber sobre seu passado e a de seus pais por conta de seus tios, nesse livro ele passa a conhecer mais. Ele acaba conhecendo os antigos amigos do casal, segredos e aventuras de seu pai, e uma pessoa que será muito importante para a vida do bruxinho. Quem seria essa pessoa?

Quer saber as respostas para as perguntas e se aventurar nesse mundo da magia? Corra ler o livro!

Avaliação:   😊😊😊😊😊

Nenhum comentário: