quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A pobre rica


Pobre não sou pois tenho dinheiro,
Pobre não sou porque ainda não tenho uma casa própria,
Pobre não sou por não ter um carro novo.

Rico não sou por ter pouco dinheiro,
Rico não sou por não ter uma casa própria,
Rico não sou por não ter um carro novo,

Mas tenho saúde de ferro,
Acumulo um grande conhecimento,
Sou uma pessoa de atitudes nobres,
Ainda quero conhecer Londres,
Adoro conjugar o verbo querer na primeira pessoa do presente,
Sou simples e tenho bom gosto,
Sou amiga.

Afinal o que é ser rico e pobre?

Não sei responder a essa pergunta até hoje.

Alguns dizem que ser rico é ter saúde boa - os antigos. Pobre também tem, já pararam para observar que os mendigos, a maior parte deles só morrem de frio.

Outros dizem que ser rico é ter dinheiro, mas quanto? Tem gente que ganha R$ 30.000,00 e diz que usa todo o dinheiro, e mais, que quer ganhar mais, porque o que ganha é pouco - o deputado "x". Há outros que dizem que vive apenas com o dinheiro do Bolsa Família, R$135,00 para sustentar ela e mais seis filhos, e que ainda sobra - a moradora da favela.

Há também aquele que diz que ser rico é aquele que acumula méritos de boas atitudes, o que faz uma pessoa 'grande', rica. Tem os famosos 'espíritos de porcos', os pobres.

Existem aqueles que realmente são ricos, de conhecimentos e sabedoria. Mas também tem aqueles que são realmente vazios, pobres, preferem a ignorância.

Rico é aquele que viaja para fora do seu país. Mas tem vários que se consideram pobre e está indo para o exterior, com pagamento em carnê, em 12 vezes.

Também tem quem diz que rico é aquele que é feliz. Então, somos todos pobres porque nunca estamos totalmente feliz, sempre queremos coisas e mais coisas, independente do que seja, dinheiro, amor, conquistas, bens materiais, bens pessoais, entre outras coisas. Sempre estamos querendo algo.

Tem aquele que se sente rico, que o personagem tomou conta do seu corpo. Roupas caras, tênis da moda, celular que acabou de sair na loja, paga conta de todo mundo, mas a casa em que mora é alugada, não tem comida na geladeira e suas contas andam sempre atrasadas.

Enfim, os mais ricos, ricos de amor, apaixonados. Tudo transborda! Toda alegria é pouca para se chamar de alegria! O amor cura qualquer coisa que esteja ferida. Constrói, destrói, reconstrói. Onde a pobreza é recoberta de vermelho. De todo sangue pulsante unido em apenas um laço. A amizade.

Nenhum comentário: