quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tempos que não voltam mais


Ai, que saudades eu tenho daquele tempo! Não, eu não sou velha! Ainda sou jovem, com meus 27 anos bem vividos. Apenas tenho saudades daquilo que crianças de hoje em dia, não sentem mais a mesma graça que as da minha época viam, em um simples carrinho de madeira, ou em uma humilde boneca de pano.

Eu tenho saudades das brincadeiras de rua, pega-pega, esconde-esconde, bolinha de gude, passa anel, peão, amarelinha, corrida, queimada, stop, caderno de perguntas, pula corda, elástico e salada mista. Em todo lugar crianças brincavam disso. Todos eram felizes! Eramos sociáveis.

Me lembro do Plic-Ploc, aquele chiclete duro que vinha figurinhas, e todo mundo levava para a escola para bater bafo. Eu colecionava aquele Chocolate Surpresa, da Nestlê. Levava Ki Suco na lancheira. Tinha uma caixa daqueles bichinhos de plásticos que vinha para pendurar na parede, no Danoninho. O Kinder Ovo vinha estatuetazinhas de metal, quando era R$ 1,00, e hoje só vem quebra-cabeça, bichinho de plástico sem graça e custa R$ 5,00. Quem não se lembra do famoso Tazo? Todo mundo tinha! Substituiu o famoso bafo. Foi uma febre!

Quem não se lembra da nave da Xuxa, das paquitas e dos paquitos, do Sérgio Malandro, da Mara Maravilha, Vovó Mafalda, Bozo, Fofão? Não perdia um episódio do Castelo Ra-Tim-Bum, Glub-Glub, Mundo da lua, As aventuras de Rim Tim Tim. Eu queria ser cientista por causa do X-Tudo. Eu amava o Trem da Alegria, Balão Mágico, Menudos, Dominó. As meninas dançavam aquela música da Angélica "Vou de taxi". Tinha também o Jaspion, Jiraia, Pica-pau, Flintstones, Pantera cor-de-rosa, Punky a levada da breca, Ursinhos Carinhosos, Tom e Jerry, Cavalo de Fogo, Caverna do Dragão, Smurfs, He-man, Thunder Cats, Duck Tales, Família Dinossauro, Tv Colosso. Os Trapalhões era bom, e o Muçum e o Zacarias eram vivos.

Eu tive um Aquaplay. Queria um Pula Pirata, Pogobol, Murfy, Vai-Vem. Como eu adorava ir ao Shopping. Lá tinha uma lugar onde enquanto os pais iam fazer compras, a crianças ficavam brincando de Lego. Tinha o Atari, Iô-iô da Coca-Cola, miniatura das garrafas da Coca-cola. Não posso esquecer do Pirocóptero, aquele que vinha pirulito. Eu tinha uma pasta cheio de papeis de carta, figurinhas do "Amar é...", Fofulete, Meu Pequeno Ponei, e a Mola que vivia quebrando. Nunca tive o Tamaguchi, porque sempre achei um brinquedo sem graça. Quem não se lembra da galinha Maggi, branca e azul, que botava ovos?

Tínhamos a fita-cassete, disco de vinil, toca-fita, toca-disco.

As crianças de hoje em dia que assistirem o filme "O Menino Maluquinho", certamente não acharão a mínima graça, muito menos, se identificarão. O ET - O extraterrestre, tão lindo e puro. Os maravilhosos Clássicos da Disney: A Bela e a fera, A Dama e o Vagabundo, A Pequena Sereia, Pocahontas, Mulan, Branca de Neve, Aladin, O Crocunda de Notre dame. Os vários Esqueceram de Mim, Os Batutinhas, filmes dos porquinhos, ratinhos, e bichinhos afim.

Posso dizer uma coisa, qualquer criança de hoje em dia com certeza não passará por tudo isso. Foi uma época ingênua, genuína e acima de tudo feliz!

Um comentário:

SILVANA disse...

ESQUECEU A ÉPOCA DOS TRÊS PATETAS , O GORDO E O MAGRO , SERIADO DOS TRAPALHÕES EM QUE NASCIA MORTADELA DO PÉ..........RSRSRS