terça-feira, 16 de abril de 2013

Aquário de São Paulo

Sou uma daqueles milhares de pessoas que até então não tinha ido visitar o Aquário de São Paulo mesmo morando aqui faz onze anos. Desculpas vão, desculpas vêm, e nunca tinha tempo para ir. Talvez por preguiça mesmo, mas o querer ir nunca saiu de minha cabeça. Foi então que resolvi ir.

No meio dessa cidade agitada, um lugar sereno e calmo em meio de água tanto doce, como salgada, a tranquilidade preserva. Como uma dança, espécies enormes, ficam a desfilar para cima e para baixo em um milhão de litros de água salgada. Espécies um pouco menor de água doce também mostram a sua beleza em tanques medianos. E no meio de toda essa calma, o bicho preguiça, o tamanduá, a cobra e os macacos dormem em um sono profundo. Somente os morcegos fazem balbúrdia.

É de se espantar com a variedade de espécies aquáticas que o local preserva. Muitos que não conseguiríamos jamais ver tão de perto, e vivo, lá a gente consegue ver. Tão próximo que vira modelo fotográfico para muitos visitantes. Espanto para muitas crianças, admiração de muitos adultos, e curiosidade de todos.

Além de todas essas atrações, o espaço apresenta meios de se ter uma preservação ambiental, as causas que ocorre a não preservação, deixando claro a importância e a responsabilidade que todos devem ter com o meio ambiente. Afinal estamos inseridos nele. A falta de preservação que pode levar a morte de animais semelhantes com aquele que achamos bonitos do outro lado do vidro.

O local também tem um pequeno museu com fósseis de peixes, tubarão, tartaruga, réplica de alguns animas antigos. Um Vale dos Dinossauros apresenta espécies da pré-história, todo mecanizado. Havia presença de esqueletos de alguns dinossauros. A evolução das características físicas do homem também podia ser visto em uma rápida passagem.

E para finalizar o passeio, nada mais do que ver os alegres e fanfarrões pinguins atraindo a atenção das criançadas e dos marmanjões. Como se eles fizessem questão de chamar atenção, lá estavam eles próximos da gente mergulhando e fazendo as suas traquinagens.

Um passeio interessante para todas as idades. Deixaria qualquer um impressionado com tanta beleza que esse mundo ainda tem, mesmo sabendo de tantas dificuldades para preservar. Mas mesmo diante de tanta dificuldade, incentivos de preservação como mostra o local, pode ser uma das soluções para que haja uma modificação cultural em um determinado povo, e assim se expandindo até que toque naqueles que realmente precisam.

Para quem se interessou e quer dar um passeio por lá, assim como eu fiz: http://www.aquariodesaopaulo.com.br/

Nenhum comentário: