segunda-feira, 29 de abril de 2013

Filme: "Homem de Ferro 3"


Título Original: Iron Man 3
Título do Filme: Homem de Ferro 3
Gênero: Ação / Ficção Científica
Ano: 2013
Tempo de duração: 2h 11 min;
País de origem: EUA
Diretor: Shane Black
Com: Robert Downey Jr., Ben Kingsley, Don Cheadle, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Jon Favreau, Guy Pearce, Luke Falconer, James Badge Dale

O filme “Homem de Ferro 3” é a continuação de “Homem de Ferro” e “Homem de Ferro 2”, personagem da Marvel Comics. Eu diria que é um filme muito bem feito, bem redondinho, típico de americano. Gosotoso de se ver. Difícil é desviar a atenção e perder uma parte que seja do filme.

Como qualquer outro filme de super-heróis americanos, traz uma característica clássica. Além dos efeitos especiais, todo aquele ilusionismo de grandes explosões, aquela coisa de destruições devastadoras carregando todo mundo, pessoas fugindo de destruições maiores que um ser humano suportaria, como algo que se parecesse que o mundo vai acabar, algo sobrenatural. Pois é, tudo isso é muito óbvio nesses filmes, mas que deixa todo mundo com a atenção voltada ao filme. Sem piscar, na maioria das vezes.

Mas a grande característica que jamais pode faltar, seria até um insulto para os americanos, é a de que todos esses super-heróis que conhecemos representam a América do Norte, para ser mais específico os EUA. Como se dizendo que somos o dono do mundo, ou será que é por acaso que as vestes dos super-heróis geralmente são representadas pelas cores da bandeira do país americano? Em “Homem de Ferro 3”, a armadura recebeu a cor vermelha e um tom azulado, deixando claro que as cores originais são vermelhas e douradas.

Lembrando que o nacionalismo dos americanos é muito grande, na vida real mesmo, os super-heróis representam a figura do povo e o presidente está sempre protegido por eles. A figura de que Tony Stark, representado por Robert Downey Jr., vulgo Homem de Ferro, deixa bem claro tudo isso.

Não podemos esquecer que eles sempre estão combatendo alguém, como inimigos ou catástrofes, como no sentido figurativo, eles sendo os superiores do mundo, até mesmo da galáxia, porque seres de outros planetas eles também acabam de um jeito ou de outro vencendo.

O que acontece é que Tonny Stark tem terríveis pesadelos ou não consegue dormir por causa do uso da armadura de Homem de Ferro. Mandarim, interpretado por Guy Pearce, é um deles. Ele destrói a casa de Tonny e Pepper Pottys (Gwyneth Paltrow), sua namorada. E assim fica, há até a impressão de que alguém está ameaçando a América do Norte.

Tem uma frase que o suposto Mandarim, que na verdade era um ator assumindo a sua figura, muito parecido com o estereótipo do povo do Oriente Médio, o Ben Kingsley que diz: Quem inventou o biscoito chinês não foram os chineses, foram os americanos, porque é oco por dentro e quando comemos deixa um gostinho amargo na boca. Como tom de provocação.

Raptam o presidente dos EUA. Toda a farsa é desmascarada e o Homem de Ferro descobre a verdadeira identidade de Mandarim. Há o confronto e como é de praxe, o super-herói vence. E assim termina mais uma história de super-herói americano. Com final feliz e a América salva das garras do inimigo.

Nenhum comentário: