sábado, 17 de dezembro de 2016

"O Hobbit" - J.R.R. Tolkien

O primeiro livro do Tolkien que peguei para ler foi "O Senhor dos Anéis - A Sociedade dos Anéis", há dez anos, desde aquele dia não quis mais pegar mais nenhum livro dele para ler. A leitura não fluía, e todas as vezes que eu inventava de recomeçar a ler, era a mesma coisa. Resultado, não passei do primeiro capítulo. Mas o tempo foi passando e algo me fez a querer fazer uma nova tentativa, mas com outro livro dele: O Hobbit.

E o que falar desse livro apaixonante? Tolkien é fenomenal! Um livro infanto-juvenil que ele escreveu para seus filhos e foi publicado pela primeira vez em 1937.

Uma dica para quem passou pela mesma experiência que eu, dizendo não gostar do livro "Senhor dos Anéis": leia "O Hobbit" primeiro. Você perceberá que a leitura fluirá muito mais e amará todos eles. Sim, já estou lendo "O Senhor do Anéis".

 O livro traz uma aventura épica que se passa em um tempo 'entre o Alvorecer das Fadas e o Domínio dos Homens', envolvendo Bilbo Bolseiro, o hobbit, morador do Condado, acostumado com a sua vida simples, cheio de comida e conforto em sua toca.

Um belo dia Gandalf, o mago, aparece em sua toca e o convida para uma aventura, por ter conhecimento de sua natureza ágil, julgando ser essa a melhor escolha para a missão. Mas eles não iriam sós. Os anões Balin, Bifur, Bofur, Bombur, Dori, Dwalin, Fili, Gloin, Kili, Nori, Oin, Ori, Thorin Escudo-de-Carvalho seriam seus companheiros dessa jornada, afinal os grandes interessados eram eles mesmos.

Com muita relutância de Bilbo, e desaprovação dos anões por duvidarem que ele seria o ladrão ideal para a missão, todos foram, inclusive o Bolseiro, ajudar os anões a recuperar, ou roubar, seus tesouros dominado pelo dragão Smaug, que vivia nas masmorras da Montanha Solitária, na Terra Média.

"Se você voltar, não será mais o mesmo." - Gandalf

Apesar de estarem cientes de que teriam que enfrentar o dragão Smaug, eles não esperavam que durante o trajeto enfrentariam trolls, wargs, orcs e aranhas assassinas, entre outros apuros. Foi então que Bilbo começou a ser respeitado, porque graças a sua agilidade e esperteza, os anões não tiveram fins trágicos nas mãos dessas criaturas.

"E por favor não me cozinheis, amáveis senhores! Eu próprio sou um bom cozinheiro, 
e cozinho melhor do que sou cozinhado, se entendem o que quero dizer. 
Cozinherei maravilhosamente para vós, um pequeno almoço perfeitamente 
maravilhoso, desde que não me janteis." - Bilbo

Durante o percurso eles acabam se encrencando com os orcs. Então, os anões e Bilbo passam a ser perseguidos durante a aventura. Mas em uma dessas perseguições, nas Montanhas Sombrias, Bilbo cai e fica desacordado. Quando Bilbo acorda, ele está sozinho. Engatinhando pelo caminho escuro, ele se depara com algo no chão e o coloca no bolso. Indo mais adiante, se depara com lago, e acaba conhecendo uma criatura muito interessante, o Gollum. Não poderia deixar de falar dele, afinal, a história dele será muito importante para quem for ler "O Senhor dos Anéis". 

"O que é ele, preciossssso?" - sussurrou Gollum

Bilbo só queria sair de lá, estava perdido na escuridão, mas Gollum propôs um jogo de advinhas. Se Bilbo vencesse, Gollum mostraria o caminho certo para a saída, caso o contrário, seria o fim do Bolseiro. Assim foi, entre umas advinhas e outras, sem ainda ter um vencedor, quem pergunta é o hobbit:

"O que tenho em meu bolso?"

Infelizmente Gollum não sabia, e nem eu vou falar o que tinha no bolso de Bilbo. As intenções de Gollum não era deixar o pobre hobbit ir embora, ainda mais pensando em ter sido enganado por ele, mas graças a essa 'coisa' que tinha em seu bolso, ele conseguiu fugir aos olhos de Gollum. Bilbo consegue encontrar os anões e, inclusive, Gandalf.

E lá foram eles rumo a Montanha Solitária, passando por mais aventuras, para roubar o tesouro de Smaug e devolver a seus verdadeiros donos. E como dominar uma criatura como essa?


"A minha armadura é dez vezes como escudos, meus dentes são espadas, 
minhas garras são lanças, o choque da minha cauda é um raio, 
as minhas asas são um furacão, e minha respiração é a morte!"

Pois é, o inabalável estava enganado. Mas afinal, o que aconteceu com o temível Smaug? 

E os anões recuperaram os seus tesouros? Reforços por parte dos parentes de Dain estavam chegando, como também quem se aproximava eram os orcs e wargs para se vingar. Junta-se elfos, homens, águias, mais Beorn em forma de urso, todos esses, que de alguma  forma ajudaram no percurso para os anões e Bilbo chegarem até ali. A batalha estrava travada. Quem venceu e o que aconteceu depois de tudo isso, eu não vou contar. Corra ler o livro!

Avaliação:   😊😊😊😊😊

Nenhum comentário: